Meu setup completo para trabalho remoto

A vida adulta me trouxe algumas manias novas. Uma das minhas favoritas é estar constantemente melhorando o meu setup de trabalho.

Já tentei um pouco de tudo: vários monitores, minimalismo máximo, plantas. O que você puder imaginar eu provavelmente já tentei.

O meu setup atual é equilíbrio entre todas as coisas que já tentei, e que pra mim, o que me deu o melhor resultado: um monitor só, com notebook fechado, e alguns acessórios interessantes (que vou descrever melhor ao longo do post).

Dito isso, o objetivo aqui é mostrar o meu setup atual pra que você tenha ideias e consiga também, quem sabe, melhorar o seu.

Sem mais delongas, segue uma foto:

setup completo

A ideia agora é ir detalhe por detalhe e explicar cada um desses itens.

Notebook

Começando pelo principal, o notebook. Eu uso um Macbook Pro de 13", com i7 e 16GB de ram. Ele me atende muito bem. Pra ser honesto, eu acredito que esse notebook por si só já pode ser considerado um setup completo para a maioria dos desenvolvedores (ou desenvolvedoras).

notebook

A grande questão dele é o preço. Pra mim, não vale a pena comprar ele no Brasil. Hoje em dia, pra desenvolvimento de software, você estará muito bem atendido(a) tanto no Linux quanto no Windows, então um notebook Dell também pode valer a pena por uma fração do preço.

Agora, se você puder ter um Macbook, tenha um. A superioridade, na minha modesta opinião, é bem clara.

Cadeira

Uma das coisas mais importantes pra nós, que passamos 8h por dias sentados, é uma cadeira boa. Eu te garanto que o ortopedista responsável por consertar a sua coluna vai ser bem mais caro do que uma boa cadeira.

Eu investi numa cadeira gamer Thunderx3 TGC12. O material é de primeira, e o custo/benefício é bem razoável.

cadeira gamer

Ela é extremamente versátil. Você pode regular absolutamente tudo. Só tem um problema: cadeira gamer não é pra mim. Eventualmente vou trocá-la por uma Herman Miller, mas como elas são caríssimas devo esperar mais um pouco.

O resumo aqui é: se você curte cadeiras no estilo gamer, essa é uma excelente escolha.

Teclado

Depois que você compra um teclado mecânico é bem difícil voltar atrás. Esse provavelmente é o meu item favorito dessa lista.

teclado mecânico

Esse teclado mecânico é um Anne Pro 2 que eu importei da China. Ele é muito completo (se você quiser assistir um review sobre ele, dá uma olhada aqui).

Você pode substituir as teclas por essas coloridas que você vê na imagem, ele vem com LED customizado (quando você aperta uma tecla ela pode acender em diversas cores diferentes, por exemplo), ele também vem com um software que deixa você customizar tudo (desde remapear teclas, até adicionar cores diferentes).

Ele só tem um porém: por ser um teclado 60%, ele não tem as arrow keys físicas. Pra usar uma arrow key que aponta pra cima, por exemplo, você terá que apertar FN1 + W. Então, se você usa VS Code, talvez o Anne Pro 2 não seja a sua. Agora, pra quem usa Vim, ou simplesmente não se importar com as arrows keys, esse teclado é a perfeição.

Mouse

Eu estava chegando em casa com dores no pulso direito praticamente todos os dias. Percebi que o mouse era o culpado. Disso, comecei a pesquisar opções mais ergonômicas até achar uma categoria de mouse que eu nunca tinha ouvido falar: os mouses verticais.

mouse vertical

Mais uma vez, optei pelo custo/benefício. Comprei um Vinik vertical sem fio. Ele não é excelente, mas pelo preço cumpre o seu papel.

Agora se você realmente quer um top de linha, recomendo o Logitech MX Vertical.

Magic Trackpad

O Magic Trackpad é muito útil se você estiver no MacOS. Se você for usuário Linux ou Windows por pular essa seção.

trackpad

Por não usar o teclado e o mouse oficial da Apple, acabei perdendo algumas funções interessantes. O Trackpad me ajudou a recuperar tudo isso enquanto eu usava o mouse e o teclado que eu queria.

Carregador wireless

Esse carregador sem fio - e também um porta canetas - é perfeito pra quem tem um smartphone que pode ser carregado dessa forma.

carregador sem fio

Esse é um Gorila Shield. Não foi muito barato, mas pra mim valeu a pena.

Headphone

Esse é outro dos meu favoritos. Um headphone com noise cancelling, pra mim, é simplesmente essencial hoje em dia.

headphone

Esse é um Sennheiser HD 4.50BTNC. Ele tem um isolamento quase perfeito, uma qualidade sonora absurda, uma bateria que dura por 25h de uso contínuo, dentre outras features.

O único problema dele é quando se usa óculos de grau, como é o meu caso. Após um certo tempo de uso contínuo (entre 1h ou 2h) ele começa a ficar desconfortável.

Monitor

Pra ser honesto eu não estou 100% feliz com o meu monitor atual, por não ser 4k. Mas ele tem duas grandes vantagens:

  1. Tem cabo USB-C, o que melhora a conexão com o macbook (um exemplo: o monitor consegue passar energia pro notebook, não precisando assim de carregador)
  2. Ele é bem flexível

monitor

A imagem é boa, considerando que a resolução não é 4k. Se isso não for um problema pra você, você pode encontrá-lo aqui.

Webcam

Essa webcam é da Logitech, modelo C925e. Eu gosto dela porque:

  1. Ela tem uma resolução muito boa, conseguindo inclusive filmar em full HD.
  2. Ela vem com um display físico de privacidade.

webcam

Estou muito satifeito com ela, mas no momento que eu escrevo esse post o preço das webcams está de 3 a 5x mais caro do que o normal (por causa do dólar e a pandemia). Se for possível, evite comprar uma nesse momento.

Conclusão

Bem, esse é o meu setup atual. Se você tem perguntas, ou dicas, é só me chamar aqui.